Livro Scènes de la vie de Bohème por Henri Murger |
Página de rosto do livro de
Mackmurdo de 1883,
defendendo as igrejas
de Wren
|
O Art Noveau ou Arte Nova foi um movimento estético que caracterizou o final do século XIX e que ficou conhecido, sobretudo, pelo seu caráter decorativo. O seu termo veio da loja do comerciante Samuel Bing, aberta em Paris em 1895. Mas o Estilo é anterior. As origens da Art Nouveau estão no período de 1883-1888. Sua primeira manifestação concreta se deu na Inglaterra em 1883 com Arthur H. Mackmurdo, um rico e jovem arquiteto e designer, que escreveu um livro sobre as Igrejas de Sir Christopher Wren na cidade de londres dando uma página de rosto totalmente Art Nouveau. Esse estilo buscou sua inspiração quase exclusivamente na natureza, interpretando-a na sua essência e observando sua estrutura. No Arte Nouveau é fato dizer que linhas ondulares, assimétricas e entrelaçadas são características muito presentes em sua ornamentação. Dificilmente veremos outro estilo com características tão musicais e de tão extrema preocupação com o aspecto decorativo da obra. Por essa preocupação é que o movimento acaba tendo muitos trabalhos na área do design de interiores e objetos, por isso é um dos principais precursores do design moderno.
ARTES GRÁFICAS
Troupe de Mlle de Henri de toulouse-lautrec (Cartaz de 1896) |
ARQUITETURA
Na Bélgica, principalmente na cidade de Bruxelas, o Art Nouveau foi desenvolvido por Vitctor Horta e mais
alguns arquitetos como Henry Van de Velde. Era uma nova atitude em relação a decoração de interiores e um estilo próprio em arquitetura onde era dado ênfase à estrutura simbólica e abstrata. O ritmo orgânico e linear envolve uma construção, mostrando uma união de ornato e estrutura (a linha arquitetural e a decoração se fundem e reforçam) , juntamente com a utilização de novos materiais como o ferro e o vidro. A Art Nouveau adorava a leveza, a sutileza, a transparência e, naturalmente, a sinuosidade. O ferro significava peças finas e ductilidade; ferro e vidro utilizados em exteriores produziam a mesma transparência que era obtida em interiores com ferro.
alguns arquitetos como Henry Van de Velde. Era uma nova atitude em relação a decoração de interiores e um estilo próprio em arquitetura onde era dado ênfase à estrutura simbólica e abstrata. O ritmo orgânico e linear envolve uma construção, mostrando uma união de ornato e estrutura (a linha arquitetural e a decoração se fundem e reforçam) , juntamente com a utilização de novos materiais como o ferro e o vidro. A Art Nouveau adorava a leveza, a sutileza, a transparência e, naturalmente, a sinuosidade. O ferro significava peças finas e ductilidade; ferro e vidro utilizados em exteriores produziam a mesma transparência que era obtida em interiores com ferro.
Henry Van de Velde Bloemenwerf House Bruxelas (1895-1896) |
MODA
época. Em 1906, Poiret inovou afrouxando a silhueta formal da mulher, o espartilho, que dava a famosa forma de "S", liberando muito mais o corpo feminino. Contudo, o espartilho foi abolido em 1910 pelas autoridades de saúde, tendo sido substituído por cintas elásticas. O estilo de roupas retas e simples de Poiret se constitui numa influência decisiva para a moda no século XX, que será marcada por uma tendência generalizada à simplificação. No século XX, a moda deixa de ser encarada como uma atividade frívola. A moda se democratiza e se torna ao alcance de todos, por causa da industrialização de roupas em grande escala, e, principalmente, devido à difusão feita pelos meios de comunicação em massa.
ART NOUVEAU NO BRASIL
No Brasil, observam-se leituras e apropriações de aspectos do estilo Art Nouveau na arquitetura e na pintura decorativa. Em sontonia com o boom do ciclo da borracha, entre 1850/1910, as cidades de Belém e Manaus tem, incorporados à sua arquitetura, vários elementos Art Nouveau. No norte do país o Art Nouveau também teve incorporado elementos da cultura local, como homens marajoaras e indígenas. No Rio de Janeiro tem-se a influencia do Art Nouveau na Confeitaria Colombo, inaugurada em 1905. Em São Paulo temos um edifício importante que representa o Art Nouveau: a Vila Penteado, projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman (1866-1940) e construída em 1902 para abrigar duas importantes famílias paulistas, a do Conde Antonio Álvares Penteado e a de seu genro, Antônio Prado Junior. Situado na Rua Maranhão, no Bairro de Higienópolis, o prédio foi doado à USP em 1949, a luxuosa construção de dois pavimentos, com mais de 60 cômodos, é hoje a sede da Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP.
Vila Penteada, projetada por Carlos Ekman. |
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Referências Bibliográficas:
- http://www.infoescola.com/artes/belle-epoque/ http://www.arquitetonico.ufsc.br/art-nouveau
- http://vistase.wordpress.com/2007/11/03/paul-poiret-e-a-belle-epoque/
- http://anosloucos.blogspot.com.br/2009/09/historia-da-moda-inicio-do-sec-xx.html
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Autores:
- Fernando José, Rodrigo Lins, Ygor Gouveia, Bruna de Oliveira
- Sabrina Padílha, Venâncio França, Marília Ferraz
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